Aconteceu na manhã da terça-feira 17, no plenário da Câmara de Gurupi, sessão que garantiu a moção de aplausos ao Defensor Público, José Alves Maciel (Kita Maciel). O título conferido a ele é em virtude a comemoração do Dia do Defensor comemorado em 19, de maio. A homenagem também se justificou devido ao trabalho do Defensor e ex-vereador Kita Maciel, dedicado ao povo de Gurupi, bem como em todo o Estado do Tocantins, uma vez que o homenageado realizou júri em todos os municípios tocantinense procurando sempre levar parâmetros igualitários a todos.
A referida Moção de Aplausos, após ser lida em plenário foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores, e a mesma foi proposta pela vereadora Mirian Lustosa, do PMDB, e os vereadores Ivanilson Marinho e Jair Souza, também do mesmo partido. “A entrega desse título ao defensor, demostra que o reconhecimento é o mínimo que devemos a uma pessoa que se dedicou e dedica sua vida para servir ao próximo. É importante destacar que os atendimentos feitos por ele na maioria das vezes são voltados para aqueles que não têm condições financeiras “,disse a autora da moção, a vereadora e Presidente do PMDB Mulher de Gurupi, Mírian Lustosa.
Miriran reforçou ainda que o defensor Kita Maciel, como é conhecido popularmente, acumula outros cargos que merece ser reconhecido por possuir uma biografia notável, dentre como advogado, professor universitário, vereador em Gurupi por dois mandatos e que deixou uma gama de projetos, requerimentos e indicações que vieram a contribuir para Gurupi e que durante o período que esteve manteve uma conduta ilibada procurando sempre atender a população de forma clara, dando o devido suporte para o Executivo nas ações que atendesse o anseio do povo. “Além de todas essas referencias o mesmo se destaca também no campo religioso, uma vez que é membro ativo da Igreja Católica de Gurupi, atuando em convívio direto com grupos de casais levando o conhecimento da palavra de Deus; são esses e outras inúmeras ações que fizeram com que propusemos tal homenagem.”
Quem também participou da homenagem, foi a esposa do defensor, dona Alaide Maciel, a nora Izadora Santana e o neto Benicio. “Agradeço a Deus em primeiro lugar e também aos nobres vereadores que propuseram a homenagem, bem como todos que assinaram, para que isso estivesse acontecendo. É uma alegria voltar a esta casa e receber essa mensagem. Procuro sempre estar em favor do povo , sobretudo daqueles que são considerados mais humildes, fazendo com que eles tenham vez e voz”, declarou o defensor, que já possui o títulod e Cidadão Gurupiense.