edit Editar esse Conteúdo

Em Araguaína, Defensoria Pública participa do “Dia D” sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Publicado em 25/09/2024 16:45
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE
Sandro Ferreira falou sobre a importância da escuta ativa - Foto: Nuamac Araguaína DPE-TO/Divulgação

O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Araguaína, participou na segunda-feira, 23, do Dia “D”, evento em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade foi realizada no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, em prol da conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Na ocasião, o coordenador do Nuamac Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, expôs a importância da escuta atenta, que vai além do ouvir as palavras. “A escuta envolve a compreensão do outro, sem julgamentos, para que as pessoas se sintam a vontade para falar sobre suas dificuldades. E sem esquecermos que o sofrimento mental pede ajuda especializada e é nosso dever, ao tomar conhecimento, tentar fazer o encaminhamento para os profissionais capacitados para o acolhimento e eventual intervenção”, destacou.

O evento, que foi promovido pela Secretária Municipal da Saúde e pela Escola de Saúde Pública de Araguaína, contou com diversas oficinas ofertadas pelos acadêmicos da área da saúde de faculdades do município.

Além da Defensoria Pública, também estiveram presentes representantes do Ministério Público do Tocantins, da Secretaria Municipal de Governo, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Colégio Militar do Estado do Tocantins e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

keyboard_arrow_up