O coordenador do Núcleo Aplicado das Minorais e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Araguaína, a 368 km de Palmas, defensor público Sandro Ferreira Pinto, prestigiou nessa quarta-feira, 18, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, no município.
Segundo a concessionária responsável pelo saneamento no município, a BRK Ambiental, a tecnologia utilizada na ETE Lontra é holandesa, sendo a primeira das regiões Norte e Nordeste e a quarta no Brasil.
Presente na inauguração, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que a obra significa muito no avanço do saneamento básico do município e relembrou todo o apoio prestado à BRK. Na oportunidade, o Governador também solicitou à BRK que equipare a taxa de esgoto do Tocantins aos demais estados da região Norte.
Segundo o diretor-presidente da BRK no Tocantins e no Pará, José Mário Ribeiro, a ETE terá uma capacidade de tratamento de 395 litros por segundo, devolvendo água tratada com padrão de eficiência altíssima, em torno de 99% de carga orgânica para o Rio Lontra e para a baixada do Norte. (Com informações da Secom Tocantins)