edit Editar esse Conteúdo

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, DPE-TO em Tocantinópolis debate combate ao racismo

Publicado em 24/11/2023 09:04
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Palestra na UFNT foi direcionada para estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar José Carneiro de Brito - Foto: DPE-TO Itaguatins/Divulgação

O auditório do campus Babaçu da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Tocantinópolis, a 517 km de Palmas, foi palco de um debate sobre ações preventivas no combate ao racismo e à desvalorização da mulher no mercado de trabalho. A atividade, em alusão ao Dia da Consciência Negra, foi conduzida pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) para estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar José Carneiro de Brito.

Para o pedagogo da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO de Tocantinópolis, Valdoci Feitosa, que ministrou a palestra, a atuação da Defensoria Pública na educação em diretos contribui para a formação de sujeitos de direitos, assegura valores e colabora para a criação de uma consciência ética e cidadã.

Orientadora Educacional do Colégio Estadual Cívico Militar José Carneiro de Brito, Valdânia Alves disse que o Dia da Consciência Negra se faz necessário no espaço escolar. “E o Palestrante conseguiu trazer essa problemática numa leveza ímpar. O Colégio só tem a agradecer essa parceria com a Defensoria Pública que a cada dia se torna mais sólida”, destacou.

A estudante Marília Andrade, que assistiu a palestra, também destacou a importância de se debater a temática. “É fundamental que constitua-se o desejo pela igualdade a partir da culminância de atividades relevantes como essa que aconteceu, a fim de que, por fim, possa haver uma sociedade que oferte amparo a todos sem distinção”, pontuou.

Realizada na segunda-feira última, 20, participaram do momento cerca de 120 alunas(os) do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cívico Militar José Carneiro de Brito.


keyboard_arrow_up