A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve na Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, localizada na cidade de Almas, onde ministrou uma palestra com foco na conscientização sobre a legislação e os direitos das mulheres, especialmente no que se refere à violência doméstica e aos direitos fundamentais.
A atividade realizada, na quinta-feira última, 6, foi conduzida pela assessora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis Marilene Barbosa, e pela assistente social Leusimara Cirqueira Evangelista Valente e contou com a participação de mais de 140 estudantes.
Para a diretora da escola, Ana Andreza Araújo Serpa, da parceria com a Defensoria Pública tem uma grande relevância. “Esta ação é de extrema relevância, pois fortalece a formação cidadã de nossos estudantes e oferece ferramentas para que compreendam seus direitos e a necessidade de promover a igualdade de gênero. A escola tem o compromisso de ser um espaço de reflexão e transformação para a comunidade.”
Coordenadora do Nuamac Dianópolis, a defensora pública Mylena Caroline Barbosa Fernandes reforça que a conscientização e orientação dos estudantes, além de ampliar o conhecimento sobre os direitos conquistados pelas mulheres, são essenciais para o combate à violência e, consequentemente, para a redução dos índices de violência contra as mulheres.
Defensoria na Escola
A palestra foi realizada por meio do projeto Defensoria Pública nas Escolas que é desenvolvido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Esdep), com o suporte da Equipe Multidisciplinar, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e das Secretarias Municipais de Educação.
Em 2024, o projeto realizou 54 ações, o que resultou em 5.204 atendimentos.