edit Editar esse Conteúdo

Educação inclusiva é pauta de reunião entre Nuamac Palmas e Apae

Publicado em 09/02/2026 15:43
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
O defensor público Arthur Pádua recebeu as representantes da Apae de Palmas - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

O coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Publica do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, recebeu nesta segunda-feira, 9, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas. Em discussão, a melhoria no fluxo educacional especializado. 

Durante a reunião, na sede de atendimentos da Defensoria Pública, as representantes da Apae relataram os desafios enfrentados pela entidade e pelos pais e responsáveis de pessoas com deficiência , especialmente na continuidade dos estudos em sala de aula. 

“A pessoa com deficiência intelectual e múltipla, ela não aprende como as outras. Tem que ter outro caminho para elas aprenderem. Então nós viemos aqui para ver também esse sentido do aluno permanecer para ele aprender”, comentou a presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria Gomes de Silva. 

Segundo o Coordenador do Nuamac Palmas, o direito à educação da pessoa com deficiência é prioridade e a transferência de série não é apenas um trâmite administrativo, mas um momento importante de garantia de continuidade.

“O prejuízo pedagógico causado por uma mudança mal conduzida pode ser irreversível para o desenvolvimento da autonomia dessa pessoa, seja ela criança, adolescente ou adulto, com deficiência intelectual ”, disse Arthur Pádua. 

A partir das demandas apresentadas pela Apae de Palmas, o Nuamac Palmas irá atuar na proteção e defesa dos direitos das pessoas atendidas na Associação.

keyboard_arrow_up