edit Editar esse Conteúdo

Educação em direitos: Araguatins e Dianópolis recebem ações do “Defensoria Publica nas Escolas”

Publicado em 16/09/2025 15:50
Autor(a): Comunicação DPE-TO
Em Araguatins, foi realizada palestra no Colégio Estadual Osvaldo Franco sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública - Foto: DPE-TO Araguatins/Divulgação

Como parte da atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em educação em direitos, escolas em Araguatins, a 605 km de Palmas, e em Dianópolis, a 340, receberam ações do programa “Defensoria Pública nas Escolas”.

Em Araguatins, foi realizada palestra no Colégio Estadual Osvaldo Franco sobre as áreas de atuação da Defensoria Pública, na qual os alunos foram informados dos serviços oferecidos pela Instituição, em especial no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.

Na ocasião, o assistente social Jean Bezerra, o assessor jurídico Jardel Enildo e a estagiária Camyla Candido Barbosa falaram sobre a Lei Maria da Penha e as formas de violência e as medidas protetivas de urgência. A ação contemplou cerca 35 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Em Dianópolis, profissionais da Equipe Multidisciplinar e do Núcleo Aplicado das Minorais e Ações Coletivas (Nuamac) realizaram palestra na Escola Estadual Jardim, na cidade de Novo Jardim, com a temática “Responsabilidade dos Pais na vida Escolar dos Filhos” e as conseqüências dos atos de indisciplina na vida do estudante. Participaram pais e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

A atividade, ministrada pelo o pedagogo Aronildo Pereira Rodrigues e pela servidora Marilene Barbosa dos Santos, teve a finalidade de conscientizar e mobilizar os pais para participar ativamente do acompanhamento escolar dos seus filhos. O intuito é trazer os pais para acompanhar o processo educacional dos seus filhos de perto.



keyboard_arrow_up