A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) inaugura nesta sexta-feira, 5, em Natividade, a 200 km de Palmas, a sede própria da Instituição, construída com recurso de emenda parlamentar federal e conforme o projeto Econúcleos do Tocantins. Com a presença da defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, e várias autoridades, a solenidade será às 9 horas.
Em Natividade, o Econúcleo conta com emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho Junior e o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.
Os Econúcleos são um marco histórico nas obras públicas no Tocantins por representarem economia de recursos públicos desde a implantação até a manutenção de cada unidade; e por serem construções de baixo impacto ambiental, utilizando contêineres na estrutura para os espaços internos e energia solar em toda a unidade de atendimento.
A entrega do Econúcleo faz parte da programação comemorativa da DPE-TO em referência ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia de Defensoras e Defensores Públicos, Servidoras e Servidores da Instituição, data esta celebrada a cada 19 de maio.
Econúcleos
O Tocantins terá outros 10 Econúcleos, totalizando 11 unidades próprias da Defensoria Pública. Um projeto inovador que se tornou realidade com o apoio de Prefeituras e Câmaras Municipais e pela parceria com a bancada federal do Tocantins em 2021/2022, que destinou emendas que somam cerca de R$ 5,7 milhões destinadas, naquele ano, pelas deputadas Dulce Miranda e Professora Dorinha; pelos deputados Tiago Dimas, Eli Borges, Osires Damaso e Vicentinho Junior; e pelo senador Eduardo Gomes.
Além de Natividade e Colméia, que será inaugurado no dia 31 de maio, os Econúcleos já estão definidos para os seguintes municípios: Augustinópolis, Ananás, Wanderlândia, Goiatins, Novo Acordo e Taguatinga.