edit Editar esse Conteúdo

É hoje! "Defensoria Itinerante" inicia série de 60 edições em todas as regiões do Tocantins

Publicado em 23/03/2023 12:54
Autor(a): Comunicação DPE-TO
Edição do programa "Defensoria Itinerante" realizada em abril do ano passado na região do Jalapão, que esse ano também será atendida - Foto: Loise Maria - arquivo DPE-TO (2022)

Conteúdo atualizado em 24/03/2023


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) inicia nesta sexta-feira, 24, em Couto Magalhães, Marianópolis, Sítio Novo e Babaçulândia, as quatro primeiras edições de 2023 do programa Defensoria Itinerante. Durante o ano, 60 edições serão realizadas em quase 40 localidades do Tocantins, entre cidades, povoados e comunidades indígenas e quilombolas.

Os atendimentos do Programa nesta sexta-feira (24/03) serão realizados das 9 às 16 horas.  Em Couto Magalhães, as equipes da Defensoria Pública estarão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Município, Já em Marianópolis, Sítio Novo e Babaçulândia, os atendimentos serão realizados na sede das Câmaras Municipais. 

Por meio do Programa, a Instituição presta atendimento jurídico a tocantinenses hipossuficientes que vivem em regiões com mais dificuldades de acesso a uma das unidades de atendimento da Instituição. Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto (feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo), a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios.

A cada edição do Programa são atendidos casos relacionados à necessidade de assistência jurídica gratuita para solucionar situações relacionadas às áreas de Família (pensão alimentícia, divórcio, entre outros casos), Criminal, Direito de Consumidores, Defesa de Mulheres, Saúde, Moradia, entre outras.  Nas ações itinerantes, não é necessário agendamento prévio para o atendimento: basta buscar as equipes da Instituição e levar documentos pessoais e preferencialmente, documentos sobre a situação que necessita de atuação.

Para ser atendido ou atendida em uma das unidades da Defensoria Pública ou durante o "Defensoria Itinerante", a pessoa precisa atender aos critérios estabelecidos para esse atendimento, entre eles, ter renda individual de até 2,5 salários mínimos. Todos os critérios para atendimento estão disponíveis no site da Defensoria Pública, acesse: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/quem-pode-ser-atendido-pela-defensoria-publica-conheca-o-perfil-do-assistido-a-da-instituicao

keyboard_arrow_up