Matéria atualizada às 14h09
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente nesta terça-feira, 4, do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no setor Pouso Alegre, em Paraíso do Tocantins. Durante a atividade, a diretora do Núcleo Regional da DPE-TO em Paraíso, defensora pública Arlete Kellen Munis, ministrou palestra sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
“Foi uma honra palestrar no Fórum, evento tão nobre e importante. A palestra teve como tema os ‘34 anos do ECA, com abordagem em seus desafios e avanços, além da importância da Defensoria na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O evento foi um sucesso, contando com adolescentes, profissionais da educação e saúde do município de Paraíso”, destacou Arlete Kellen.
O evento, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), teve o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas na edição 2021/2024. Na ocasião, entre os presentes estava o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais.
Na oportunidade, o Município de Paraíso apresentou os resultados alcançados, nos últimos anos, a partir da implantação de programas e projetos direcionados à infância e adolescência. Entre eles, a redução na mortalidade infantil de mães adolescentes, de 12 a 19 anos; diminuição na evasão escolar do município; ampliação no número de vagas nas unidades escolares; qualificação de professores; e a climatização das salas de aula, entre outros.
Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência e dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal.
Os municípios que se inscrevem de maneira espontânea se comprometem a planejar e desenvolver ações para alcançar objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes, contribuindo para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030. (Com informações da Prefeitura de Paraíso do Tocantins)