O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), participou de uma visita técnica nesta quinta-feira, 2, à Clínica de Reabilitação Luz LTDA, empresa que será contratada pelo Estado para tratamento de pacientes com transtornos mentais.
A assessora técnica Gianna Alvarenga esteve na visita juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, e representantes da Procuradoria-Geral do Estado.
Segundo Afonso Paiva, desde 2015 o Estado não tinha contrato para este tipo de serviço, o que será feito agora com a contratação dessa empresa.
O tratamento para pacientes com transtornos mentais é uma demanda recorrente da Defensoria Pública e a visita até o local, conforme lembrou a Assessora Técnica do Nusa, é para se certificar de que a população será bem atendida.
Conforme o diretor-geral da Clínica, José Américo Júnior, o local conta com 88 leitos, enfermarias, consultórios, 25 colaboradores, entre médicos, enfermagem 24 horas, psicólogos, serviço social, educador físico e várias outras especialidades.
Licitação
O processo licitatório para a contratação da Clínica de Reabilitação Luz LTDA, foi adjudicado e está em fase final prevê a disponibilização inicial de 60 leitos de tratamento para pacientes com transtornos mentais e, atualmente, o Estado tem uma demanda de 40 pacientes, conforme dados da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO. (Com informações da Secom)