O coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, reuniu-se nesta quinta-feira, 23, com o novo gestor da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), Bruno Azevedo. O encontro teve como objetivo retomar as discussões sobre o plantão 24 horas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) do município, que fica a 370 km de distância da Capital do estado.
Segundo Sandro Ferreira, foi uma reunião proveitosa e Núcleo irá continuar acompanhando essa demanda. “O novo gestor ouviu a Defensoria Pública, compreendeu os nossos pedidos, se inteirou dos expedientes que já tinham sido protocolados e se comprometeu a reunir com as equipes e dar uma posição da Secretaria em poucos dias”, comentou.
Durante encontro com a secretária extraordinária de Participações Sociais do Estado do Tocantins Karynne Sotero, ocorrido em agosto de 2024, o Coordenador do Nuamac de Araguaína também solicitou a implantação do atendimento 24 horas da Deam do município, em cumprimento à Lei 14.541/2023, que prevê que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher devem funcionar ininterruptamente, inclusive em feriados e finais de semana.