edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO promove atividades de educação em direitos em Araguaína, Dianópolis, Gurupi e Palmas

Publicado em 27/05/2025 16:00
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Palestra nesta terça-feira, 27, no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra - Foto: DPE-TO Gurupi/Arquivo DPE-TO

Conteúdo atualizado dia 27/05/2025 às 16h23

Como parte da atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em educação em direitos, foram realizadas na semana última uma série de atividades por meio do programa “Defensoria Pública nas Escolas”. Foram contempladas escolas em Araguaína, Dianópolis, Gurupi e Palmas.

Em Araguaína, foi realizada uma palestra sobre o “Combate ao bulliyng e criação de uma cultura de paz”. A atividade foi realizada pela Equipe Multidisciplinar e ocorreu na escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, contemplando cerca 60 alunos.

Em Gurupi, em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, foi realizada uma palestra na Escola Municipal Professor Valnir de Souza Soare,  com a participação de 136 alunos. A atividade foi realizada pela Equipe Multidisciplinar em parceria com o Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, sendo conduzidas pela psicóloga Isabel Cristina Izzo, a estagiária Samara Pereira Macêdo e pela assessora do Nuamac Gurupi Lucinei da Silva Nery Nogueira Luna.

Em Dianópolis, o Nuamac e a Equipe Multidisciplinar realizaram uma palestra no Colégio Estadual Agropecuário de Almas, também sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra foi ministrada pela servidora Marilene Barbosa dos Santos, e pelo pedagogo Aronildo Pereira Rodrigues, contemplando cerca 120 alunos.

Durante a palestra, foram abordadas as diversas formas de violência sexual, incluindo o abuso sexual e a exploração sexual, explicando como ocorrem essas situações, os mitos e verdades relacionados ao tema, e discutindo a importância do consentimento. Também foi reforçada a necessidade da notificação dos casos, destacando o papel das instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Já na Capital, o foco foram os direitos fundamentais das crianças e adolescentes de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os Crimes Cibernéticos. A palestra foi ministrada pela defensora pública Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga com estudantes do 8º e 9º ano da Escola de Tempo Integral Daniel Batista, com a participação de cerca de 130 alunos.

Na ação, Larissa Pultrini abordou, também, com os alunos sobre o bullying e cyberbullying, fazendo a diferenciação entre eles e os tipos existentes. Explicou que o bullying pode ser físico, verbal e/ou psicológico, enquanto o cyberbullying são nos ambientes virtuais, com alcance e permanência, impacto ampliado e pode ser feito de forma anônima.

Nesta terça-feira, 27, o Nuamac Gurupi e a Equipe Multidisciplinar estiveram no Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos com alunos do 6º ao 9º ano. Na ação, a defensoria pública Cristiane Japiassú ministrou palestra sobre o “Maio Lajanja”, explicando sobre a campanha nacional, os tipos de violência praticadas contra as pessoas em desenvolvimento, o que abuso e exploração sexual, entre outros pontos.


keyboard_arrow_up