Em alusão ao mês dedicado à conscientização e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, Maio Laranja, a Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou ações de conscientização em Palmas, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis e Paraíso.
De acordo com a coordenadora da Equipe Multidisciplinar, psicóloga Dayelly Borges do Nascimento, a intervenção foi planejada com o objetivo de promover informação, acolhimento e orientação sobre o tema.
“A ação afirma o engajamento da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO frente à mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e reforça o compromisso da instituição com a promoção de ações educativas e preventivas, reafirmando o nosso importante papel como parte da rede de proteção integral de crianças e adolescentes no nosso Estado”, disse Dayelly Borges do Nascimento.
Em conversa com as(os) assistidas(os), a Equipe Multidisciplinar abordou temas como: os mitos e verdades que envolvem o abuso sexual infantojuvenil; como identificar sinais comportamentais que podem indicar situações de violência sexual; e orientações sobre como acessar a rede de proteção e realizar denúncias de forma segura.
As atividades foram desenvolvidas buscando aproveitar de forma positiva e qualificada o tempo em que os assistidos aguardavam o atendimento jurídico na recepção. Em algumas sedes de atendimento, também houve a exposição de vídeos informativos.