Com o objetivo de fortalecer o cuidado e a proteção dos animais abandonados, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) deu um novo passo rumo ao ideal de respeito à vida. Nesta quarta-feira, 6, a Instituição inaugurou um abrigo destinado aos gatos que circulam nas proximidades da Sede Administrativa, em Palmas.
A iniciativa integra uma série de ações voltadas à causa animal que já vinham sendo desenvolvidas por servidoras e servidores da DPE-TO, agora reconhecidas e acolhidas institucionalmente. A estrutura oferece abrigo, alimento e proteção aos felinos que escolheram a Defensoria Pública como lar.
Para o defensor público-geral, Pedro Alexandre, a ação representa um avanço no conceito de civilidade. “A Defensoria Pública tem um papel fundamental nesse salto civilizatório, que é colocar a defesa da causa animal na ordem do dia. É um cuidado importante, que envolve setores nos quais atuamos. Como Instituição, a Defensoria também precisa fazer sua parte. Ter um abrigo de animais ao lado da nossa sede administrativa é um passo importante e positivo”.
A primeira subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal, também ressaltou o compromisso da Instituição com a causa. “Esta com certeza é uma das bandeiras da Defensoria Pública. As causas animais também fazem parte do nosso olhar sobre a dignidade. Agradecemos a todos os envolvidos e queremos firmar novas parcerias”, ressaltou.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Palmas. A secretária da Sebem, Gabriela Siqueira Campos, destacou a importância do gesto da Defensoria Pública. “As pessoas pensam que a solução é tirar os animais do local, mas não pensam para onde eles vão. Abrigo não é lugar definitivo, é passagem. Então, quando um órgão público nos liga para solicitar um abriguinho e também já pede apoio para castração, isso é raridade. É um gesto de cuidado e consciência”.
Cuidado e responsabilidade social
Segundo a diretora de Controle Populacional da Sebem, Marilene Demétrio, seis gatos já foram castrados - três machos e três fêmeas - nas proximidades da Sede Administrativa da DPE-TO. “Parece pouco, mas para cada animal castrado, são cerca de 100 que deixamos de ver nascer para sofrer nas ruas. O impacto é grande e esse tipo de parceria é fundamental. Queremos convidar outros órgãos a se juntar a esse movimento”.
A servidora da Defensoria Pública, Regina Gomes da Silva, integra um grupo que cuida diariamente dos gatos que vivem no entorno da sede. Para ela, a institucionalização dessa atenção representa um reconhecimento importante. “É uma mistura de gratidão e emoção. Ter uma gestão que anda junto com a gente, que entende que meio ambiente inclui pessoas e animais, mostra que estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa, com as pessoas certas”, disse a analista jurídica.
Sensível à causa, a vereadora e protetora da causa animal, Mary Cats, celebrou a iniciativa e destacou o papel da DPE-TO como exemplo a ser seguido. “Essa atitude mostra que é possível ser amigo dos animais, cuidar, alimentar, castrar, doar. Esse sentimento precisa fazer parte de todas as instituições. Palmas pode ser uma cidade amiga dos animais, e a Defensoria dá um exemplo concreto disso”.
Denúncias
A população pode denunciar maus-tratos ou abandono de animais e obter informações sobre castração pelo número 153, canal ligado à Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.