edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO participa de reunião para criação de Conselho de Promoção da Igualdade Racial em Araguaína

Publicado em 02/07/2025 14:43
Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO
O encontro, na sede do Ministério Público do Tocantins, contou com a presença de representantes de movimentos e organizações sociais - Foto: Keliane Vale/Comunicação DPE-TO

O coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira Pinto, participou de reunião nesta terça-feira, 1º, da Comissão Provisória de Estruturação do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir) de Araguaína. O encontro, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), contou com a presença de representantes de movimentos e organizações sociais.

Para Sandro Ferreira, a criação do Conselho representa mais uma instância para combate ao racismo no município. “A pauta contra o racismo é institucional e constitui paradigma ético indispensável em nossa sociedade, sendo fundamental o envolvimento e participação de todos aqueles que militam na tutela de direitos humanos”, destacou o Defensor Público.

Durante a reunião, houve o encaminhamento de acionar o poder executivo do município, nas próximas etapas, para efetivar a criação da cúpula.

Compir

A Compir é articulada pelo Ministério Público do Tocantins e conta com representação da Coordenação Estadual do Movimento Negro Unificado (MNU), Associação Negra Cor de Araguaína (Anca), Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Cepir), Coletivo Julho das Pretas, Comissão Pastoral da Terra e Centro de Direitos Humanos de Araguaína.

A atuação da comissão para criação do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial é resultado de um termo de ajustamento de conduta, firmado em setembro de 2024 entre o MPTO e a Câmara Municipal de Araguaína, para criação de política municipal voltada à promoção da igualdade racial. (Com informações do MPTO)

keyboard_arrow_up