edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO oferece formação sobre direção defensiva e econômica para motoristas da Instituição

Publicado em 04/05/2018 11:45
Autor(a): Rose Dayanne Santana / Ascom DPE
Abertura do curso foi realizada nesta sexta-feira, no auditório da DPE, em Palmas - Foto: Loise Maria / Ascom DPE

Teve início nesta sexta-feira, 4, e segue até sábado, 5, na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o curso de  “Direção Defensiva e Econômica”, direcionado aos motoristas que trabalham na Instituição. A capacitação acontece em Palmas e a abertura foi realizada nesta manhã, com a presença da subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal, do superintendente de Defensores Públicos, Fábio Monteiro, e da diretora em substituição da Escola Superior da Instituição (Esdep), defensora pública Aldaíra Parente Moreno Braga.

O curso é oferecido pela Esdep, com apoio da Coordenação de Gestão de Pessoas. Um dos objetivos é aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos profissionais que já atuam na Instituição na função. Participam do curso 26 motoristas da DPE-TO e também de instituições parceiras.

Nesses dois dias de treinamento, os profissionais vão aprender mais sobre conceitos de direção defensiva, noções de mecânica básica e de condução econômica, conhecimento sobre os protocolos utilizados na condução de autoridades, além de instruções práticas com técnicas de dirigibilidade, que serão realizadas no Kartódromo Rubens Barrichello, também na Capital.

Abertura
Ao agradecer às instituições parceiras – Ministério Público Estadual (MPE), Comando Geral da Polícia Militar e Detran Tocantins - , o defensor público Fábio Monteiro destacou o empenho de todas equipes envolvidas na elaboração e execução do curso e também a importância da participação dos profissionais que serão capacitados.

“Nós queremos agradecê-los pela maneira que desempenham suas funções com dedicação e zelo, sempre prezando pela segurança de todos que conduzem diariamente. Nosso objetivo é dar ferramentas e condições para que vocês estejam cada vez mais preparados para desempenhar suas funções. Investir no nosso capital humano, investir em pessoas, faz parte dos objetivos da Gestão Superior, pois sabemos que o trabalho de vocês é importante e repercute na excelência dos serviços prestados pela Defensoria, repercute no atendimento dos nossos assistidos”, ressaltou o Defensor Público.

O coordenador do setor de Transportes da DPE-TO, Alexsandro Wroblewski, destacou a importância do curso. “Vamos aproveitar esses dois dias de treinamento para nos capacitar e estabelecer relações, e em seguida colocarmos o que aprendermos aqui em prática”.

Segundo a responsável pela área de Gestão de Pessoas, Tatiana Passarini Scarceli, esta capacitação é a primeira de uma série prevista para acontecer em 2018. “Alinhados com as diretrizes da Gestão Superior e, por conseguinte com a missão, visão e valores da Instituição, elaboramos um Plano de Capacitação para o ano de 2018, para atender mais de 320 servidores, que será executado pela nossa Escola Superior. Começamos com essa etapa, com os motoristas da Instituição, e estamos muito otimistas. Agradecemos a participação de todos vocês e esperamos que aproveitem ao máximo”

Também prestigiaram a abertura o Superintendente de Administração e Finanças da DPE-TO, Francisco Carlos Gois Nonato, a diretora Administrativa Jayra Vieira, o capitão da PMTO Teobaldo Bento Vieira e o subtenente Claudio Barros de Brito, e a chefe da Assessoria de Cerimonial do Ministério Público do Estado do Tocantins, Mônica Cristina do Carmo Farias.

Programação
A primeira etapa do curso realizada na manhã desta sexta-feira contou com conteúdos teóricos sobre Protocolo e Condução de Atividades, com a participação de Mônica Cristina do Carmo Farias; e também sobre Conceitos sobre Direção Defensiva e Noções de Mecânica Básica e Condução Econômica, com capitão da PMTO Teobaldo Bento Vieira.

No período da tarde, com apoio do subtenente Claudio Barros de Brito, o capitão Teobaldo ministrará conteúdos sobre Normas Gerais de Circulação e Conduta, e Postura Ética Profissional. No sábado, os motoristas recebem instruções práticas no Kartódromo.


keyboard_arrow_up