O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), integrou uma reunião na Secretária Municipal de Saúde de Palmas para discutir a criação de uma comissão permanente para atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. A reunião, realizada na segunda-feira última, 12, contou com a presença da coordenadora do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz.
Durante a reunião, foi apresentado ao secretário-executivo da pasta, Rafael Mendonça, o grupo intersetorial, que reúne representantes, entre eles a Defensoria Pública, da área da saúde, educação e assistência social, tanto do Estado quanto do Município de Palmas.
“Estamos apresentando o grupo aos gestores e, por onde passamos, a ideia tem sido muito bem recebida. A proposta é que esse grupo tenha reuniões periódicas e que os casos de famílias vulneráveis cheguem até ele para que a rede possa dar os devidos encaminhamentos. A DPE-TO comporá o grupo para, nos casos necessários, agir por essas famílias buscando as vias judiciais”, explicou Elisa Maria Queiroz.
Além da Coordenadora do Nudeca, participaram da reunião a assessora jurídica da DPE-TO, Jhessyka Rocha, representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde, da ONG Toca das Leoas e do Conselho Estadual da Educação.
Edição de texto: Gisele França/Comunicação DPE-TO