Inicia nesta quarta-feira, 26, o I Seminário das Defensorias Públicas da Região Norte: Norteando Direitos. Nesta quinta-feira, 27, a programação terá a participação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), com a palestra da defensora pública Denize Souza Leite sobre “Vulnerabilidade e pessoas negras na região Norte do País – interseccionalidade, gênero e vulnerabilidade”. Será às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal das Defensorias Públicas da Região Norte no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCizm2QakIyXNjeBbNXOdLdA). Não é preciso fazer inscrição.
Denize Souza, que é integrante da comissão de igualdade racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Andep), abordará as desigualdades sociais que atingem, principalmente, a população negra e as suas consequências como o racismo, preconceito e o déficit no acesso a políticas públicas e espaços de poder.
A palestra será mediada pela defensora pública Débora Machado Aragão, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de Rondônia e mestranda no Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos da Justiça da Universidade Federal de Rondônia.
Seminário
De iniciativa das Defensorias Públicas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o encontro das Defensorias da região Norte busca promover a integração regional, compartilhamento de experiências e socialização dos desafios enfrentados que têm pontos em comum.
A programação segue até sexta-feira, 28, com debater sobre vulnerabilidade social e especificidades dos povos indígenas da região Norte; migração, gênero e raça; vulnerabilidades e pessoas negras; direitos humanos, racismo e luta antirracista; além de ferramentas de atuação das Defensorias Públicas e experiências institucionais.
O evento reúne as sete Defensorias do Norte para debater acerca de temáticas que fazem parte da realidade como instituições que trabalham em prol da garantia dos direitos humanos e justiça social para todos.