Com o objetivo de ampliar o acesso à justiça e oferecer melhores condições de atendimento à população, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) entregou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, sua nova sede no município de Gurupi, a cerca de 230 km da capital, Palmas. A cerimônia aconteceu às 8h30 nas novas instalações, localizadas na Avenida Goiás, nº 2880, no antigo prédio da Câmara Municipal.
O novo espaço foi cuidadosamente escolhido e reformado para proporcionar mais conforto aos assistidos e melhores condições de trabalho para defensores públicos e servidores.
A inauguração coincidiu com um momento marcante para a DPE-TO: pela primeira vez, a Reunião Ordinária do Conselho Superior foi realizada fora da capital. A edição histórica aconteceu na nova sede de Gurupi, fortalecendo a presença e a atuação da Defensoria no interior do Estado. “Hoje 70% da população do Estado está no interior e nós queremos estar onde o povo está, tratando a população com a dignidade e a qualidade que ela merece”, afirmou o defensor público-geral e presidente do Conselho, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
Na ocasião, Pedro Alexandre também assinou a Ordem de Serviço para a reforma da sede da Defensoria Pública no município de Peixe, a 285 km de Palmas.
A solenidade contou com a presença do segundo subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini; da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do juiz de direito da Comarca de Gurupi, Gerson Fernandes Azevedo; de defensores públicos da regional; além de lideranças religiosas, como o pastor João Gomes da Silva e Vanderlam Cunha dos Santos, que conduziram uma bênção ecumênica durante a visita ao novo prédio.
Presentes
Anfitrião da nova sede, o defensor público Leandro de Oliveira Gundim foi homenageado pelo subdefensor Danilo Frasseto, que destacou sua atuação à frente da regional. “Quero ressaltar o trabalho excepcional realizado pelo defensor Leandro. Um trabalho que vai além das palavras, feito com ação, dedicação e compromisso. Parabéns a toda equipe”, disse.
Em resposta, Leandro Gundim agradeceu a todos os envolvidos. “A nova sede da Defensoria Pública em Gurupi é uma conquista coletiva, fruto do empenho de muitas mãos. Agradeço ao defensor público-geral, Pedro Alexandre, e ao defensor Danilo Frasseto e à defensora Estellamaris Postal por não medirem esforços para viabilizar essa realização. Agradeço também aos colegas defensores e defensoras da Regional de Gurupi, aos servidores, colaboradores e estagiários, especialmente aqueles que estiveram à frente da mudança. O trabalho de vocês foi extraordinário”.
O corregedor-geral da DPE-TO, defensor público Neuton Jardim dos Santos, também destacou a melhoria estrutural. “A diferença entre o antigo e o novo prédio é imensa, com qualidade muito superior, condizente com a função defensorial e com o trabalho de todos os servidores. Parabéns aos envolvidos”.
Já para o defensor da Classe Especial, Kita Maciel, o dia entra para a história da Instituição. “Hoje vivemos um momento histórico. Esta é a primeira reunião itinerante do Conselho e, com uma sede tão bonita e funcional, esperamos realizar muitas outras pelo interior do Estado”, disse.
Reconhecimento institucional
Durante a cerimônia, o juiz Gerson Fernandes ressaltou a relevância da Defensoria Pública para a cidade. “Admiro muito o empenho, o alcance social e o trabalho da Instituição. Esta é uma casa nova, com estrutura adequada para todos os que trabalham e para a sociedade”.
A prefeita Josi Nunes também destacou a importância da nova sede. “Para desenvolvermos um bom trabalho, precisamos de estrutura. Um espaço adequado faz toda a diferença para oferecer um atendimento de qualidade. E é isso que a Defensoria tem feito com excelência”, concluiu.