A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, nessa segunda-feira, 10, da instalação do Banco Vermelho em Pedro Afonso, cidade a 219 km de Palmas. O projeto, inspirado em uma iniciativa internacional, busca instalar bancos vermelhos em locais públicos com mensagens de reflexão e informações sobre canais de denúncia e ajuda.
A DPE-TO, representada pela defensora pública criminal Teresa de Maria Bonfim Nunes, esteve no evento, que visa ampliar a luta contra o feminicídio e promover a conscientização social para a urgência de ações que promovam a igualdade e a segurança das mulheres.
Na ocasião, a Defensora Pública lembrou que, conforme o Painel de Monitoramento da Incidência Criminal no Tocantins, considerando a taxa de violência por 100 mil habitantes, Pedro Afonso ocupa o 1º lugar. “Devemos através de projetos como esse e políticas públicas adequadas zerar essa violência”, destacou.
Violência doméstica
De iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o órgão informou que o objetivo é contemplar os 16 municípios do estado com maior número em violências domésticas.
O evento, que desta vez instalou o banco na Praça Santo Afonso, contou com a presença de várias autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo do Município de Pedro Afonso e de cidades vizinhas.
Edição: Gisele França/Comunicação DPE-TO