edit Editar esse Conteúdo

DPE-TO em Dianópolis e Gurupi participam de programações em alusão ao Agosto Lilás

Publicado em 23/08/2024 09:19
Autor(a): Marcos Miranda / Comunicação DPE-TO
Equipe da Defensoria Pública durante caminhada em Gurupi - Foto: Nuamac Gurupi/DPE-TO - Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio dos Núcleos Aplicados das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis e Gurupi, participaram de ações de conscientização sobre violência doméstica contra as mulheres. As atividades, em alusão ao “Agosto Lilás”, incluíram uma caminhada e uma roda de conversa.

Em Dianópolis, a assessora do Nuamac, Marilene Barbosa, participou, nesta quinta-feira, 22, da roda de conversa "Agosto Lilás - Violência contra a Mulher", organizada pela Superintendência Regional de Educação do município. O evento foi voltado para a conscientização dos profissionais de educação cursistas do ProFuncionário.

Na ocasião, Marilene Barbosa falou para os profissionais de educação sobre os principais tipos de violência contra a mulher, relacionamentos abusivos, dispositivos de assistência e proteção previstos na Lei Maria da Penha, e o papel da Defensoria Pública na proteção e acolhimento de mulheres vítimas de violência e os canais de denúncia disponíveis.

Já em Gurupi, sul do estado, a equipe da Defensoria Pública participou na quarta-feira, 21, de uma caminhada promovida pela Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, que percorreu as principais ruas da cidade, levando informações aos pedestres.

Para a coordenadora do Nuamac de Gurupi, defensora pública Chárlita Teixeira da Fonseca Guimarães, essas ações são essenciais para conscientizar as pessoas sobre a violência doméstica. “É necessário garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade e violência recebam o suporte necessário para romper o ciclo de violência ao qual estão submetidas. A conscientização é um importante mecanismo de combate à misoginia”, destacou.


keyboard_arrow_up