Em visita à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP) nesta quinta-feira, 8, o defensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e a 1ª subdefensora pública-geral Estellamaris Postal, avançaram nas tratativas para a formalização de um acordo de cooperação entre a Instituição e a Secretaria. Os membros da Gestão Superior da Defensoria Pública foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo.
A possível parceria vai permitir à Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as pessoas assistidas pela Instirtuição na sede de atendimentos, em Palmas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à documentação básica, promovendo cidadania e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para o defensor público-geral Pedro Alexandre, a possibilidade de emissão da CIN representa um avanço significativo no atendimento prestado pela instituição. “A documentação básica é a porta de entrada para o exercício de inúmeros direitos. Com essa parceria, queremos assegurar que nossos assistidos tenham acesso facilitado ao novo documento, promovendo inclusão e respeito à cidadania de quem mais precisa”, afirmou.
Também participaram do encontro o superintendente da Polícia Científica, Edson Almeida, e a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro.