edit Editar esse Conteúdo

DPE apresenta à Regional de Ensino de Dianópolis projeto sobre combate ao abuso sexual infantil

Publicado em 09/05/2023 15:13
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Representantes da DPE-TO e da DRE de Dianópolis que estiveram presentes na reunião - Foto: Nuamac Dianópolis DPE-TO/Divulgação

Visando capacitar, orientar e informar profissionais da educação e da saúde no que se refere aos devidos encaminhamentos e tratos com a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade diante do abuso sexual, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) se reuniu com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Dianópolis para apresentar o projeto “Abuso sexual infantil: é preciso notificar”. A reunião aconteceu na sexta-feira última, 5, na sede da Defensoria Pública no município, que fica a 342 quilômetros de Palmas.

A proposta da ação defensorial é realizar rodas de conversa em unidades escolares localizadas nos municípios de Almas, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins e Rio da Conceição. A iniciativa do projeto é do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, coordenado pela defensora pública Sebastiana Pantoja Dal Molin, que destacou o quanto a iniciativa é importante para se intensificar o combate ao crime de violência sexual contra vulneráveis.

“A partir das rodas de conversa e das instruções que vão receber sobre esta realidade, os profissionais capacitados, orientados e informados poderão contribuir ainda mais com o combate ao estupro de vulneráveis, que, infelizmente, tem apresentado uma crescente na região sudeste do Estado. E a principal colaboração poderá ser dada a partir da prática de se notificar os órgãos responsáveis sobre a ocorrência deste crime de violência sexual contra menores de 14 anos”, afirmou Sebastiana Pantoja.

Participaram da reunião a assessora jurídica do Nuamac de Dianópolis, Marilene Barbosa, e o pedagogo da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO no município, Aronildo Pereira. Da Delegacia Regional de Ensino estavam presentes integrantes da Equipe Multiprofissional, a psicóloga Morana Aires Cavalari e a assistente social Ivaneide Neves Pinheiro Rodrigues.


keyboard_arrow_up