Uma equipe do Hemocentro de Palmas esteve na manhã desta quinta-feira, 29, na sede e na Corregedoria da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizando uma mobilização para a doação de sangue. Foi feita panfletagem e um breve bate-papo com os Servidores da Instituição, tirando dúvidas e esclarecendo mitos com o intuito de captar doadores regulares.
A doação pode ser feita e é necessária em qualquer época do ano. Contudo, de acordo com a assistente social Rejane Maria, captora de doadores de sangue do Hemocentro, o mês de junho é ainda mais urgente. “Por causa das férias, no mês de julho muitos doadores viajam e o nosso estoque fica muito baixo. Além disso, é um mês que temos muitos registros de acidentes e precisamos muito de doações”, justifica Rejane. A captadora complementa que doar sangue é um ato de solidariedade. “É preciso criar o hábito de doar. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
A DPE-TO disponibilizará traslado para ir até o Hemocentro realizar a coleta nas sextas-feiras, 1º e 8 de julho. Nas demais Regionais da Defensoria Pública, os servidores irão se organizar para ir até uma unidade de coleta de sangue da Hemorrede mais próxima de seu município.
Requisitos
Para doar, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. É necessário apresentar documento com foto durante a doação e o doador não pode estar em jejum, ter ingerido alimentos gordurosos antes da doação e precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.