A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou de roda de conversa sobre direitos humanos na União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (Unest), em Paraíso do Tocantins, cidade localizada a 63 km de Palmas, com a participação da assessora da DPE-TO em Paraíso do Tocantins Aline Gomes de Lima.
A ação, na sexta-feira última, 2, foi voltada para estudantes de Direito da Uneste, durante a disciplina Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, com a professora Graciela Maria Costa Barros. De acordo com Aline, a atuação da Defensoria Pública foi apresentada através da experiência na 4ª Vara da Defensoria Criminal, momento em que fez uma contextualização teórica e científica dos direitos humanos sob a ótica da filosofia jurídica, o direito penal e a criminologia.
“Foi uma abordagem extremamente científica, tanto do ponto de vista da filosofia política com Michel Focault e a questão do poder quanto do Costas Douzinas e a teoria do filme dos direitos humanos. No primeiro momento, foquei no perfil do assistido de forma genérica, com a resolução que trata sobre atendimento, tratei sobre a Defensoria na Constituição Federal e depois aprofundei nos referenciais teóricos e histórico dos direitos humanos, pontuando a função, fundamentação e histórico, dentre outros elementos”, ressaltou.
A roda de conversa contou ainda com exibições em áudio e vídeo ofertada pela palestrante sobre a relação dos direitos humanos e a arte. “Foi um encontro bastante proveitoso e enriquecedor do ponto de vista científico e humano”, ressaltou a Assessora da DPE.
O encontro foi resultado de uma atividade do curso de Direito da Unest, onde a estagiária da DPE-TO Ana Carolina cursa o ensino superior e buscou o intercâmbio do ensino-aprendizagem da Defensoria com a Faculdade.