O Núcleo do Tribunal do Júri (Nujuri) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) possibilitou que acadêmicos do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) pudesse conhecer um pouco mais a atuação da Instituição, principalmente na questão do direito à defesa. As informações foram repassadas pelo coordenador do Núcleo, defensor público Elson Stecca Santana, durante uma palestra online na quarta-feira, 24.
No bate papo, o coordenador do Nujuri falou sobre a defensa no processo penal. “No processo penal não existe o malvado que defende e o bonzinho que acusa. Nós estamos defendendo quem supostamente cometeu o crime. A condenação final não cabe a gente”, explicou o defensor público que abordou mais detalhes sobre os direitos fundamentais, a natureza jurídica, o conceito, gerações, origem, entre outros pontos.
Segundo o Defensor Público, o Nujuri irá realizar ações como essa para que os universitários possam compreender, desde o início da graduação, que defesa é um dos direitos fundamentais.
A palestra aconteceu durante a aula do professor mestre Virgílio Ricardo Coelho Meirelles, que ministra a disciplina de Direito Constitucional I.