Em deferência ao Dia Nacional da Defensoria Pública e, também, ao Dia de Defensoras e Defensores Públicos, Servidoras e Servidores da Instituição, celebrados anualmente no dia 19 de maio, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados realizaram sessões solenes em homenagem à Instituição no País. As homenagens foram realizadas no Congresso Nacional, em Brasília (DF), e contaram com a presença do defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
No Senado, a sessão solene atendeu a um requerimento do senador Jorge Kajuru e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Jorge Kajuru presidiu a sessão. Em seu discurso o Senador afirmou que a Defensoria é a instituição que personifica o acesso à justiça para todos e representa, no Brasil, a presença concreta de que ninguém deve ser impedido de fazer valer seus direitos por falta de recursos, sendo uma instituição indispensável para o País.
Já na Câmara dos Deputados, a sessão solene foi requerida pelo deputado federal e defensor público de Roraima, Stélio Dener. O requerimento recebeu a assinatura de diversos parlamentares, entre eles, os deputados tocantinenses Ricardo Ayres e Alexandre Guimarães.
Stélio Dener presidiu a sessão solene e franqueou o seu discurso à defensora pública do Estado de Roraima Leny Rodrigues. Na oportunidade, Leny frisou que o trabalho de defensora e defensor público exige coragem e ressaltou a importância da Defensoria Pública para os mais vulneráveis.
Do Tocantins, também esteve presente, junto com Pedro Alexandre, a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (Adpeto), Karla Letícia de Araújo Nogueira.
Em ambas as sessões solenes estiveram presentes representantes da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), da Defensoria Pública da União (DPU) e de outras Defensorias Públicas de Estado e do Distrito Federal.