A equipe do projeto Leitura e Progresso composta pela Defensoria Pública de Porto Nacional, Cepema - Central de Execução de Penas e Medidas Alternativas e CRGF - Coordenação Regional de Gestão e Formação, realizaram mais uma oficina de leitura na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional. Desta vez o evento foi diferente, os internos puderam assistir ao filme com direito a pipoca e refrigerante. E como atividade proposta devem entregar no próximo encontro uma resenha sobre o tema do livro escolhido por eles.
A ação acontece mensalmente e faz parte do projeto Remição pela Leitura, onde são realizadas oficinas de leitura, entrega de livros com o objetivo de incentivar a leitura e a produção de impressões escritas sobre a leitura realizada, que são avaliadas pela equipe e devolvidas com orientações, correções e encaminhadas ao departamento responsável remição de pena.
O prazo para leitura da obra e produção da resenha acontece num prazo de 21 a 30 dias, para cada livro lido, resenha entregue e considerada aprovada pelos critérios estabelecidos, será favorecida a remição de quatro dias da pena do detento. No prazo de um ano poderão ser lidas 12 obras, perfazendo um percentual de 48 dias na remição.
O filme trabalhado desta vez foi “Um toque de Felicidade” e teve como objetivo promover a autorreflexão nos internos. Para a pedagoga Faraildes Miranda, a atividade leva cultura e informação, tirando o estresse da rotina diária na unidade prisional. “Essa é a primeira vez que trazemos cinema para eles e o resultado foi positivo. Procuramos proporcionar esses momentos para sair da rotina e amenizar a realidade tão dura onde vivem”, pontuou.
Texto: Alessandra Bacelar