edit Editar esse Conteúdo

Defensorias do Araguaia: projeto é apresentado ao Ministério dos Povos Indígenas

Publicado em 23/05/2024 09:03
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
O projeto irá atender em junho a quatro aldeias que ficam nas proximidades do Rio Araguaia - Foto: Print da videoconferência

O Ministério dos Povos Indígenas conheceu na terça-feira, 21, o projeto “Defensorias do Araguaia”, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em conjunto com projeto que será realizado em conjunto com as Defensorias Públicas do Goiás (DPE-GO) e do Mato Grosso (DPE-MT).

O projeto foi apresentado pelo 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e pela coordenadora a Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), defensora pública Letícia Amorim ao assessor do Ministério dos Povos Indígenas Caíque Ribeiro Galicia, ocasião em que foi discutida a parceria com o Governo Federal na realização do projeto. 

A reunião, que aconteceu no formato online, também contou com a participação da defensora pública federal da DPU em Brasília, Elisângela Machado Côrtes e da defensora pública-geral do Mato Grosso, Luziane de Castro.

Com foco na prestação de atendimentos jurídicos integrais e gratuitos, o projeto irá atender em junho a quatro aldeias que ficam nas proximidades do Rio Araguaia: Aldeia Fontoura, em Lagoa da Confusão (TO); Aldeia São Domingos, em Luciara (MT); e as aldeias Bdeburé e Buridina, em Aruanã (GO).

Também acompanharam a reunião os assessores jurídicos do Nucora, Aline da Silva Sousa e Victor Alano Cunha Porto Pinheiro; a analista do Setor de Projetos da Defensoria Pública, Andréa Lopes; e as assessoras da DPU Valéria Gaia e Pamela Watanabe.

keyboard_arrow_up