edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública recebe da UFT protetores faciais do tipo face shield

Publicado em 15/07/2020 16:37
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
A doação é parte das ações desenvolvidas pela UFT para conter a pandemia do novo coronavírus - Foto: Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO





A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) receberá um total de 400 protetores faciais, fruto de doação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Do tipo face shield (modelo transparente de acrílico, que cobre todo o rosto), os protetores serão disponibilizados para membros, servidores, estagiários e demais colaboradores da DPE-TO em todo o Estado.

Cerca de 300 protetores já foram entregues e o restante será repassado na próxima remessa de produção da Universidade. O Termo de Cooperação para firmar a parceria entre as instituições foi assinado na manhã desta quarta-feira, 15, no gabinete do reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato. Representaram a Defensoria Pública, na ocasião, o defensor público-geral, Fábio Monteiro, o superintendente de Administração e Finanças, Francisco Gois, a diretora de Administração, Jayra Reis, e a coordenadora de Compras, Heliana Gomes.

Segundo o defensor público-geral, a doação é fruto de uma união de esforços de servidores da área administrativa da DPE-TO e da UFT e vai reforçar a segurança tantos dos profissionais quanto dos assistidos da Instituição. “Os protetores faciais são de grande valia para manter a segurança dos profissionais da nossa Instituição e evitar possíveis transmissões do novo coronavírus”, declarou ao acrescentar que outros protetores faciais serão adquiridos para atender toda a demanda da DPE-TO.

Conforme Fábio Monteiro, a parceria com a Universidade Federal do Tocantins tem possibilitado uma série de projetos e ações. “Já temos com a UFT quatro termos de cooperação, que envolvem estudos de questões fundiárias e ambientais, projetos de estágio, de capacitações e formações. É um dever nosso trabalhar em conjunto as relações institucionais para que possamos buscar as melhores soluções em prol do desenvolvimento da nossa sociedade”, complementou o defensor público-geral.

O reitor da UFT colocou a universidade à disposição da Defensoria Pública para novas parcerias. “É a nossa missão colaborar com as instituições em defesa do cidadão.          Que possam surgir novas e frutíferas parcerias na busca pelo desenvolvimento social. Neste momento delicado é importante que todos estejam unidos e alinhados na preservação do bem mais valioso que temos, que é a vida”, ressaltou Luís Bovolato.

Universidade

A doação é parte das ações desenvolvidas pela UFT para conter a pandemia do novo coronavírus. A produção dos faces shields é fruto de uma rede de solidariedade de acadêmicos e professores, por meio do projeto intitulado Higia. A confecção dos protetores é feita no Laboratório Audiovisual do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Câmpus de Palmas.

O professor Warley Gramacho, um dos idealizadores do projeto, também esteve presente na reunião. Ele contou que as máscaras são produzidas utilizando impressoras 3D, nas quais produzem a haste de sustentação da folha de acetato. O material fica à frente do rosto para evitar o contato com gotículas, fluídos nasais e salivas que possam atingir a região dos olhos, nariz e boca, evitando assim o contágio do novo coronavírus.

Além de protetores faciais, também estão na lista de produções da UFT, produtos de higiene e limpeza como álcool em gel e sabão líquido.



keyboard_arrow_up