A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou, na terça-feira última, 16, a inspeção semestral na Unidade Penal Feminina (UPF) de Palmas. A visita técnica foi conduzida pela titular da 25ª Defensoria Pública Criminal de Palmas, defensora pública Napociani Pereira Póvoa; pelo titular da 21ª Defensoria Pública Criminal de Palmas, defensor público Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek; com apoio do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep).
Na ocasião, a equipe da Defensoria Pública realizou atendimentos individuais com as mulheres que atualmente se encontram privadas de liberdade na UPF da Capital.
As inspeções realizadas pela Defensoria Pública têm o objetivo de averiguar as condições de aprisionamento/internação das pessoas privadas de liberdade, coletar informações para o banco de dados institucional sobre o sistema penal e adotar providências em relação às irregularidades, caso sejam encontradas.
Todas as informações colhidas na inspeção são registradas em relatório e encaminhadas aos órgãos competentes para providências.
Atuaram na vistoria Jullian Miranda, Analista da Execução Penal; Paulo Gratão servidor do Nadep;