edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública realiza oficinas da 2ª etapa do programa Livrarte com adolescente do Ceip Sul

Publicado em 19/08/2025 14:14
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
Defensoria Pública realiza oficinas da 2ª etapa do programa Livrarte com adolescente do Ceip Sul - Foto: Rafael Batista/ Comunicação DPE-TO

Conteúdo atualizado dia 18/08/2025 às 14h54

Adolescentes que cumprem medida socioeducativas no Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, localizado na cidade de Gurupi, distante 230 km de Palmas, participaram nesta segunda, 18, e terça-feira, 19, das atividades da 2ª etapa do projeto Livrarte – Arte como Fator de Resiliência.

A 1ª etapa contou com oficinas de escrita e interpretação de texto e a 2ª etapa do Programa consiste em levar o estudo de ritmo, a composição de músicas e atividades de audição musical, para os adolescentes.

“Neste momento conseguimos observar quantos os adolescentes estão envolvidos nas suas produções literárias, uma vez que eles ficam comentando sobre os poemas e isso se torna mais evidente quando iniciamos as captações de áudios. Diante disso, podemos perceber o quanto o Livrarte está amadurecendo e concretizando como ação em direitos humanos no Estado do Tocantins", explicou o bibliotecário da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Marcelo Werneck de Souza Saraiva que atua nas atividades juntamente com a pedagoga Elis Sodré e o servidor da DPE-TO, músico Anderson Cleyton Silva.

As atividades também serão realizadas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Palmas e no Ceip Norte, em Santa Fé do Araguaia.

Livrarte

O programa é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

keyboard_arrow_up