Modernidade e mais qualidade no atendimento da Justiça em Porto Nacional. Um capítulo especial foi escrito na última sexta-feira,17, na história da comunidade portuense com a inauguração do Fórum da Comarca de Porto Nacional. Assim como a arquitetura arrojada da cidade portuense, o novo prédio se destaca no centro da cidade como uma das maiores estruturas do Município.
A entrega da obra foi feita pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, juntamente com o diretor do Foro, juiz José Maria Lima, acompanhados de Defensores Públicos, Desembargadores, Juízes e Servidores.
Representando o defensor público geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim, a defensora pública Kênia Martins Pimenta Fernandes definiu a inauguração como a realização de um sonho para os Magistrados, Servidores e comunidade local. “A Defensoria Pública deseja ser parceira do Judiciário Portuense nesse novo tempo. Evidência disso é que fomos agraciados com uma sala nessas novas instalações, a fim de que possamos prestar melhor assistência às pessoas que comparecem ao fórum”, expõe.
Também estiveram presentes os defensores públicos Dinalva Alves de Moraes, Marcelo Tomáz e Aldaíra Parente Braga.
Fórum
A comarca de Porto Nacional é a quarta maior do Tocantins e conta hoje com seis Magistrados, 79 Servidores e 17 colaboradores. Além da cidade sede integram a Comarca os municípios de Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Santa Rita e Silvanópolis. A sede definitiva tem capacidade para comportar até 12 Varas Judiciais, tendo também espaço para salas do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.
A desembargadora Ângela Prudente externou a emoção de entregar o tão esperado e sonhado Fórum de Porto Nacional. “Por anos se trabalhou em estrutura física precária, por isso me orgulha muito a entrega desse novo Fórum, não só por ser um prédio amplo, moderno e com arquitetura de última geração, mas sim, por, a partir de agora, garantir mais qualidade a Servidores, Magistrados e principalmente à sociedade”, disse.
Ao discursar, o diretor do Foro relembrou a história da Comarca e da luta por um local mais digno de trabalho. “Hoje é um dia de festa e regozijo, esse é o novo templo da Justiça na Comarca de Porto Nacional. Este Poder (Judiciário) é apenas um instrumento na manutenção da justiça e é colocado ao dispor e ao serviço da sociedade”, declarou o magistrado. O prefeito da cidade, Otoniel Andrade ressaltou a importância da obra e relembrou a história de Porto Nacional. “Agradecemos todo o Poder Judiciário por essa grandiosa casa que hoje é entregue à sociedade de Porto Nacional.”
Dispositivo de Honra
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente; membro do Conselho Nacional de Justiça, conselheiro Fabiano Silveira; o vice-governador do Estado, Tom Lyra; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso; o vice-presidente do TJTO, desembargador José de Moura Filho; o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Costa; o senador da República, Vicentinho Alves; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Jacqueline Adorno; o presidente da OAB Seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes; o procurador de Justiça, Alcir Raineri Filho, representando a procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira; a defensora pública Kênia Martins Pimenta Fernandes, representando o Defensor Público Geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorim; presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, Roniclay Alves de Morais; presidente da Câmara Municipal de Porto Nacional, vereador Geylson Neres Gomes; diretor do Foro da Comarca de Porto Nacional, juiz José Maria Lima.
Autora: Cinthia Abreu com informações da Ascom TJ/TO