O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Dianópolis, prestigiou inauguração da Sala Lilás, implantada na Unidade Básica de Saúde Domingas Lopes da Cruz, localizada no município de Rio da Conceição.
Criada para oferecer suporte e escuta qualificada, a Sala Lilás visa garantir um ambiente seguro, onde as mulheres possam receber orientação, atendimento psicológico e encaminhamento adequado aos serviços de proteção.
Na ocasião, a assessora do Nuamac Dianópolis, Marilene Barbosa dos Santos, destacou a importância do espaço para um acolhimento humanizado e especializado no atendimento a mulheres vítimas de violência. Reforçou-se, ainda, o papel da Defensoria Pública na defesa e acolhimento de mulheres em situação de violência, ressaltando a forte atuação da instituição por meio de projetos, ações preventivas e educativas, além do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem).
A política de atendimento a mulheres vítimas de violência em ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi introduzida pela Lei nº 14.847/2024, que alterou a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde).