Palestra “Saúde e Sexualidade” com sexóloga e enfermeira, Samia Gabriel Chabo - Foto: Loise Maria
As servidoras da Defensoria Pública do Tocantins foram homenageadas na tarde desta sexta-feira, 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Palestra com a enfermeira e sexóloga Samia Ponciano Gabriel Chabo, entrega de bombons, apresentação de dança, declamação de poesia e um bate papo com as servidoras marcaram as comemorações que se encerraram com um coquetel.
O evento, realizado no auditório da Defensoria em Palmas, foi aberto pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos – NDDH, Elydia Leda Barros Monteiro, que deu as boas vindas a todas as participantes e parabenizou pelo dia. Elydia Monteiro ressaltou a importância da reunião e ainda das discussões e trocas de experiências para as mulheres, falou sobre a mulher no dia a dia, no ambiente de trabalho, em casa e lembrou que apesar das conquistas já alcançadas ainda há muitos obstáculos a serem superados. Elydia representou a defensora pública e diretora do Núcleo Regional de Palmas, Adriana Camilo dos Santos, que estava participando de um curso e não pode comparecer.
Com iniciativa do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM, em parceria com o NDDH da Defensoria Pública, foram realizadas, durante a semana, rodas de conversa com mulheres da região objetivando esclarecimento dos direitos conquistados entre outros assuntos comemorando a semana da mulher. A assessora jurídica do NUDEM, Catarina Lopes, apresentou o Núcleo para as servidoras e informou que conta agora também com uma assistente social à disposição.
Com a palestra “Saúde e Sexualidade” a sexóloga e enfermeira, Samia Gabriel Chabo, explicou o processo de sexualização, as diferenças entre homens e mulheres, caracterizou biologicamente o ser humano e suas diferenças e semelhanças. Tratou sobre sexualidade, prazer, segurança, as fases do ser humano, o crescimento, as transformações, desejo e diversidade sexual, proteção e prevenção sexual, ensinou a fazer autoexame das mamas, entre outros. Em um intervalo da palestra, a servidora Catarina Lopes fez uma apresentação de dança cigana com o colega de dança Alexandre Brum que ao final da apresentação declamou a poesia que o servidor da Defensoria Pública Valentim da Silva fez em homenagem às mulheres. Ao final, em um bate papo, a palestrante Samia Chabo tirou dúvidas das participantes.