A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou do encerramento da segunda fase do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, realizado no sábado, 18, em Araguaína. A iniciativa Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), reuniu representantes de 25 municípios, consolidando um ciclo de seis encontros regionais realizados ao longo deste ano.
Representando a DPE-TO no evento, estiveram presentes o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza; e diretor do Núcleo Regional da DPE-TO de Araguaína e titular da 14ª Defensoria Pública da Infância de Araguaína, defensor público Felipe Lopes Barboza Cury.
Durante a cerimônia, Pedro Alexandre destacou o papel fundamental do programa e o engajamento dos poderes públicos em torno da causa. “Esta união de esforços materializa um trabalho que de fato vai modificar a vida das mães, dos pais e das crianças, vai dar vez e voz para essa população tão importante. Contêm com a Defensoria Pública sempre para essa missão".
Para o presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, o engajamento coletivo foi o grande diferencial da iniciativa. “Fico muito feliz de ver o resultado e a mobilização do 'TCE de Olho no Futuro'. É um programa institucional que está dando certo com o apoio de todos os parceiros e da população".
O governador do Estado, Laurez Moreira, também participou do evento e ressaltou a importância da educação infantil para o futuro do Tocantins.
Programa
O programa “TCE de Olho no Futuro” percorreu seis regiões do Estado [Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína], promovendo uma ampla mobilização social em torno dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.
A próxima etapa, “Dia D da Primeira Infância”, está prevista para o dia 29 de novembro, quando os municípios deverão realizar, simultaneamente, atividades e ações voltadas às crianças e suas famílias.
O “TCE de Olho no Futuro” conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Controladoria-Geral da União (CGU), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Unicef, FIETO, BRK, Energisa e Hospital de Amor. (Com informações do TCE-TO).