edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública participa de oficina sobre Prevenção de Carências Nutricionais na Infância

Publicado em 09/07/2025 08:26
Autor(a): Laiane Vilanova/ Comunicação DPE - TO
A coordenadora auxiliar do Nudeca, defensora pública Ludne Nabila participou da mesa de abertura - Foto: Rafael Batista/ Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) participou da Oficina Estadual “Prevenção de Carências Nutricionais na Infância”, que acontece nesta terça e quarta-feira, 8 e 9, no auditório do Hotel Girassol Plaza, em Palmas.

 A coordenadora auxiliar do Nudeca, defensora pública Ludne Nabila de Oliveira Barroso participou da mesa de abertura, destacando o compromisso da Instituição com a saúde e os direitos das crianças. “O diálogo intersetorial e interinstitucional é extremamente importante, principalmente, em relação ao sistema de justiça, que às vezes fica alheio às ações e políticas públicas do executivo. Trazer esse olhar [para o sistema de justiça] sobre a nutrição é fundamental, e a Defensoria Pública apoia essa iniciativa”, afirmou.

Na oportunidade, Ludne Nabila ainda ressaltou a importância de amplificar essas discussões para abordar também a alimentação de comunidades indígenas e quilombolas, que por suas particularidades, por vezes, não são incluídas nesses debates.


Formação

Promovido pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS/SAPS/MS), a Oficina tem como objetivo central a discussão sobre a má nutrição na infância e a implementação da Estratégia NutriSUS – que visa a fortificação da alimentação infantil utilizando micronutrientes em pó nos municípios tocantinenses.

A iniciativa reúne gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de membros de conselhos de participação social.

keyboard_arrow_up