A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou da 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos do Tocantins, realizada na quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, últimas, em Colinas do Tocantins.
A defensora pública Joice Mayara de Oliveira Silva, titular da 1ª Defensoria Pública Cível de Colinas, participou da mesa de abertura da atividade. Na oportunidade, Joice Silva falou sobre a importância da Defensoria Pública participar da etapa regional da 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, evento fundamental para fortalecer a democracia e a participação social no Brasil.
‘“A Conferência Nacional é marco que fortalece o diálogo, e dá voz aos movimentos sociais, à sociedade civil, ao poder público e a especialistas, a fim de que seja consolidado um pacto nacional que reafirmará o compromisso do Brasil com a democracia, a justiça e a proteção irrestrita dos direitos humanos”, disse a Defensora Pública.
Já o oficial de diligências Ueinstein Willy Alves Muller, e a gerente do Núcleo, Milena Pereira da Silva, ambos da DPE-TO em Guaraí, participaram das atividades temáticas.
Milena Silva coordenou os trabalhos do Eixo 3 com o tema: O Desafio da Igualdade e Justiça Social e teve como questão central a busca por soluções para mitigar os efeitos da pobreza e da desigualdade no acesso a direitos universais por populações vulnerabilizadas. “Gostei muito de participar, por ser a primeira vez tem sempre aquele nervosismo, porém soube administrar. No eixo 3 debati e também apresentei sobre o tema, foi muito legal.”
Milena também foi eleita delegada suplente para representar a cidade de Colinas na etapa Estadual.
Já Ueinstein Muller integrou os debates do Eixo 4 sobre Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Ele ressaltou a relevância da participação da Defensoria Pública nesse espaço. “Colaborar com as discussões e criação de propostas voltadas para a efetivação dos direitos humanos na Conferência Regional de Colinas foi uma experiência incrível. A Defensoria Pública tem entre suas atribuições a promoção dos direitos humanos, então, a participação nesses espaços com a apresentação de propostas para a efetivação do sistema nacional de direitos humanos reforça nossa missão institucional.”
As Conferências Regionais são promovidas pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), do qual a DPE-TO é integrante, e irão subsidiar a 9ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos prevista para acontecer nos dias 09 e 10 de Outubro em Palmas.
O próximo encontro será em Dianópolis, sudeste do estado, nesta quarta, 3 e quinta-feira, 4.
Etapas regionais do Tocantins
03 e 04 de setembro: Dianópolis
09 e 10 de setembro: Araguatins
10 e 11 de setembro: Divinópolis
11 e 12 de setembro: Araguaína
16 de setembro: Gurupi