No mês de consciência pelo fim da violência contra a mulher, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou da 3ª Caminhada Agosto Lilás, nesta quinta-feira, 7, em Araguaína. A defensora Débora Sousa representou o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, junto com estagiárias(os) e servidoras(os) da instituição no percurso de cerca de 2 km pela Via Lago até o banco vermelho - monumento de intervenção urbana de reflexão contra o feminicídio.
Para a Débora Sousa a presença da Defensoria Pública reafirma a importância da colaboração entre as instituições para enfrentar o problema da violência de gênero. “A DPE-TO reforça seu compromisso em oferecer assistência jurídica integral e gratuita às vítimas em todas as esferas que a violência de gênero alcança, seja na área cível, criminal ou de família, para que a mulher tenha sua dignidade e seus direitos garantidos”, afirmou a defensora pública que é membra titular pela DPE-TO na rede de proteção de Araguaína aos direitos da mulher.
Para a organizadora do evento, delegada Sarah Lilian, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (3ª Deam) de Araguaína, a campanha Agosto Lilás é uma estratégia eficaz para manter a conscientização sobre o tema, e o que segundo ela, tem contribuído para que Araguaína não registre feminicídios há pelo menos dois anos.
Durante a mobilização, foram realizadas ações educativas e de orientação, com distribuição de materiais informativos sobre os canais de denúncia, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e os serviços disponíveis para as vítimas.