Uma visita institucional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas foi realizada nesta sexta-feira, 3. O objetivo foi o de apresentar o projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, de gestão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), à nova secretária municipal de Educação, Fátima Sena.
A diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, e a gerente de Ensino e Capacitação, Elis Sodré, apresentaram os principais resultados do projeto, como unidades de ensino atendidas, equipe de trabalho e temas abordados nas palestras. “Foi uma parceria de muito sucesso, muitos resultados, muito aprendizado e que possamos continuar com esses laços estreitados de alinhamento da Defensoria Pública com a Educação no Município”, afirmou a diretora da Esdep.
A gerente de Ensino da Esdep ressaltou sobre os principais temas necessários nas escolas, após acompanhamento nas unidades de ensino, sendo ele principalmente a violência, que incide em diversas práticas como a violência de gênero, sexual e o bullying. “É urgente e necessário essa abordagem com os nossos estudantes para que possamos focar na prevenção para se evitar práticas e consequências que prejudiquem no desenvolvimento dessas nossas crianças e adolescentes”, argumentou Elis Sodré.
A secretária municipal de Educação elogiou à equipe pela realização do projeto e considerou essencial a execução nas unidades de ensino. “É tão importante que deveríamos, inclusive, ampliar esse acesso a tanto conhecimento e informação para os muros além da escola, como a família e a própria comunidade”, considerou Fátima Sena.
Após a apresentação dos resultados, a equipe da Esdep, a secretária Fátima Sena e o diretor do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Palmas, Marcones Sousa Almeida, trataram sobre planejamento, ideias e estratégias para execução do projeto neste ano.
Na oportunidade, a Esdep colocou à disposição da Semed que as escolas podem optar pela visita da equipe na unidade escolar ou irem até à sede da Instituição.
Fátima Sena foi nomeada secretária municipal de Educação no dia 24 de janeiro último. Ela é pedagoga, gestora pública e estudante de Psicologia. É especialista em Psicopedagogia, Gestão escolar, Orientação e Supervisão.
Defensoria Pública nas Escolas
O projeto contemplou um total de 3.851 pessoas ao longo do ano de 2022. Ao todo, foram realizadas 49 ações em escolas municipais e estaduais, em diversas regiões tocantinenses, levando palestras multitemáticas a alunos dos ensinos fundamental e médio, professores e familiares dos estudantes.
O projeto, que teve início em meados de 2018, tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania por meio de ações informativas e educativas, o que coopera com o processo de construção do conhecimento comunitário. Os conteúdos explanados nas palestras objetivam instruir os participantes a partir da promoção de debates que contemplam os eixos norteadores cidadania e ética; direito; saúde; violência e paz; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.
As ações do Defensoria Pública nas Escolas são conduzidas Esdep e executada pela da Equipe Multidisciplinar da Instituição. São parceiros as Secretarias Estadual e Municipais de Educação.