Uma campanha que visa prevenir o suicídio a partir da promoção da quebra de tabus e da redução de estigmas sobre o tema, o “Setembro Amarelo” foi tema da palestra do “Defensoria Pública nas Escolas” realizada no Centro de Ensino Médio (CEM) de Gurupi na sexta-feira última, 6. Esta edição do projeto da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) contemplou um total de 108 alunas(os) da unidade escolar.
A Equipe Multidisciplinar do Núcleo Regional da DPE-TO em Gurupi, município distante 230 km de Palmas, foi a responsável por conduzir a atividade, abordando a campanha, que completa 10 anos em 2024, por meio da qual é incentivado que as pessoas busquem e ofereçam ajuda a quem vem enfrentando transtornos que afetam diretamente a saúde mental.
Setembro Amarelo
Conforme o site oficial da campanha, que pode ser acessado clicando aqui, o Setembro Amarelo é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio que teve a primeira edição realizada em 2015, fazendo alusão à cor amarela que é mundialmente associada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado todo 10 de setembro.
O projeto
O Defensoria Pública nas Escolas tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo, a partir de palestras multitemáticas, os laços de cidadania, o que coopera, também, com o processo de construção do conhecimento através de ações educativas.
Iniciado em 2018, o Projeto preconiza a escolha de temas que visam instruir a partir da promoção de debates que contemplem os eixos norteadores “cidadania e ética”; “direito”; “saúde”; e “violência e paz”; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade antes de se definir a temática escolhida.
O Defensoria Pública nas Escolas é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).