Por meio do programa “Defensoria Pública nas Escolas”, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) apresentou a palestra “Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes” a um total de 200 estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Melo, localizada em Palmas. Também participaram da atividade, realizada na quarta-feira última, 17, seis professores da unidade de ensino pública palmense e duas profissionais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, também da Capital.
A ação da DPE-TO foi conduzida pela gerente de ensino e capacitação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Elis Sodré, e contemplou as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da ETI Eurídice de Melo.
De acordo com a Palestrante, o conteúdo ministrado teve como objetivo destacar que maio também é o mês de proteção de crianças e adolescentes e informar sobre a Lei nº 14.432/2022, que criou a campanha “Maio Laranja” com a finalidade de discutir não só a violência sexual, mas, também, refletir sobre o combate à violência familiar e doméstica, lembrando do canal de denúncia Disk 100.
“Na ocasião, nós refletimos sobre o direito à prevenção e o que precisamos reivindicar para garantir a efetividade das políticas públicas neste sentido. Nós falamos, também, que ao privilegiar a prevenção, entramos no terreno da esperança; e como disse Paulo Freire: ‘é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, é não desistir”, destacou Elis Sodré.