Com 22 votos a favor e uma abstenção, o governador interino Carlos Henrique Gaguim foi eleito pelos deputados estaduais como o novo governador do Tocantins - Foto: Esequias Araújo
Como instituição séria e responsável, coube a Defensoria Pública a missão de acompanhar como observadora o processo de eleição indireta que marcou a história do Tocantins na noite desta quinta-feira, 08, e que elegeu Carlos Henrique Gaguim e Eduardo Machado como governador e vice-governador do Estado, para o mandato tampão.
O defensor público Murilo da Costa Machado, presidente da Associação dos Defensores Públicos foi indicado pela defensora pública geral, Estellamaris Postal, como representante da instituição para acompanhar a lisura do processo. “Representar a classe dos Defensores Públicos neste momento ímpar foi motivo de muita satisfação e alegria. Os Defensores Públicos como legítimos agentes garantidores da cidadania estiveram representados neste momento histórico da democracia e político tocantinense, que simbolizou o quanto a nobre função é fundamental num Estado democrático de direito”, declarou Murilo da Costa.
Estellamaris Postal esteve na solenidade de posse do governador como convidada de honra da Assembleia Legislativa, compondo a mesa diretora. Carlos Henrique Gaguim foi a opção de 22 dos 23 deputados aptos a votarem, ficando a frente do poder até dezembro de 2010. Na mesma noite, o deputado Júnior Coimbra foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, assumindo o cargo deixado pelo atual governador.
Além de Carlos Henrique Gaguim, disputaram o pleito Adail Pereira (PSDC) e Joaquim Rocha (PHS).