Com a proposta de capacitar as equipes que trabalham com mediação na Defensoria Pública do Tocantins, foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 30, o Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos, ministrado pelo advogado, negociador e mediador, Adolfo Braga Neto.
“A mediação tem como proposta a gestão, a resolução do conflito, conhecendo mais a complexidade do conflito, as pessoas envolvidas e o ambiente em que estão inseridas, entender que a mediação é feita entre relações. Nosso objetivo com o curso é promover a possibilidade do diálogo saudável entre as partes”, colocou o mediador Adolfo Braga.
A solenidade de abertura oficial da capacitação contou com a presença da defensora pública Inália Gomes Batista - que responde interinamente pelo Centro de Estudos Jurídicos, um dos realizadores do curso- que reforçou aos presentes a importância de aplicar os ensinamentos recebidos, em sua efetividade, junto à comunidade.
A coordenadora do Projeto Justiça Comunitária, defensora Luciana Oliani Braga, falou da necessidade de capacitar os envolvidos no processo de mediação, que tem como particularidade o dom de ouvir o problema, observar e chegar a um consenso para a resolução dos conflitos entre as partes. Ressaltou o funcionamento do Projeto Justiça Comunitária e seus resultados positivos na região Sul de Palmas e da completa integração com a Defensoria Pública.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins - ADPETO, Fábio Monteiro dos Santos, também presente no evento, parabenizou o trabalho realizado pelo Projeto Justiça Comunitária, colocando a Associação como parceira no cumprimento do papel de levar atendimento jurídico a quem precisa, e buscar a pacificação social. “Mediação e Conciliação são algumas das atribuições da Defensoria Pública, estando à frente de outras instituições neste quesito, com um trabalho relevante em todo o Estado, e o curso vem a capacitar os profissionais para lidar no nosso dia a dia, tentando reduzir os conflitos sociais que pairam em cada localidade”, colocou Fábio Monteiro.
Participam do Curso as defensoras públicas Dinalva Alves de Moraes, Wanessa Rodrigues de Oliveira, Elisa Maria Pinto de Souza e Mary Fátima Ferreira de Paula; Analistas Jurídicos; equipe multidisciplinar, agentes comunitários e colaboradores do Projeto Justiça Comunitária.
O Curso será realizado até o dia 8 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Núcleo do Projeto Justiça Comunitária em Taquaralto, abordando aspectos psicossociais, interrelações, contrato tácito, conflito e mediação, tendo como metodologia aulas teóricas e interativas, projeção e análises de filmes, jogos e simulações; bem, como sensibilização e análise de casos, e elaboração de relatório pessoal retratando o sentimento despertado por cada participante durante a capacitação.
A realização do Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos é fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Jurídicos – CEJUR, e o Projeto Justiça Comunitária da Defensoria Pública do Tocantins.
Palestrante
Advogado, Negociador, Mediador, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Diretor do Fórum Mundial de Mediação. Autor de artigos sobre negociação, conciliação, mediação e arbitragem em livros, periódicos e revistas nacionais e estrangeiras. Co-autor do livro “O que é Mediação de Conflitos”, da Coleção Primeiros Passos - Editora Brasiliense - São Paulo, 2007 e Co-organizador do livro “ Aspectos Atuais sobre Mediação e outros Métodos Extra e Judiciais de Resolução de Conflitos – Editora GZ – Rio de Janeiro 2012.
Autora: Caroline Spricigo