edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública integra círculos restaurativos com indígenas Krahô de Itacajá e Goiatins

Publicado em 12/12/2023 16:59
Autor(a): Wanda Citó/estagiária sob supervisão da coordenadora de Jornalismo Gisele França (Com informações do TJTO)
Projeto busca a prevenção de conflitos por meio do diálogo - Foto: DPE-TO Pedro Afonso/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), está integrando o projeto “Círculos Restaurativos para Prevenção de Conflitos Envolvendo Povos Indígenas”, que está acontecendo nesta semana em aldeias indígenas da etnia Krahô em Itacajá e Goiatins. Atuam nas atividades a defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes e o defensor público Dianslei Gonçalves Santana.

O projeto, desenvolvido pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc’s) de Guaraí e Itacajá e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), tem como objetivo a prevenção de conflitos por meio do diálogo, fortalecimento da política de tratamento de desavenças, estimular o protagonismo dos povos Krahô e redução do superendividamento da população indígena.

Os atendimentos foram realizados nessa segunda-feira, na Aldeia Maravilha; hoje, 12, está acontecendo Aldeia Porteira e Aldeia Riozinho; encerrando nesta quarta-feira 13, na Aldeia Macaúba.

Segundo o TJTO, a iniciativa visa percorrer 41 aldeias Khahô com o objetivo de levar diversas ações de cidadania, atendendo ao princípio da dignidade humana.



keyboard_arrow_up