edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública inicia em Palmas a 3ª edição do “Livrarte: Arte como Fator de Resiliência”

Publicado em 30/04/2025 08:30
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
Solenidade no Case de Palmas deu início à 3ª edição do projeto - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) iniciou nesta terça-feira, 29, a 3ª edição do Livrarte: Arte como Fator de Resiliência. O programa, que busca proporcionar aos adolescentes internos do sistema socioeducativo a ressocialização por meio da arte, é desenvolvido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) em conjunto com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

As atividades começarão pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas e também passarão pelo Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, em Gurupi, e o Ceip Norte, em Santa Fé do Araguaia.

Na solenidade de abertura, o diretor-geral da Esdep, defensor público Murilo da Costa Machado, conversou com os adolescentes internos do Case e externou o desejo de todas as instituições parceiras do projeto de que a partir do Livrarte, os adolescentes possam repensar suas escolhas de vida.

“Esperamos que, de alguma maneira, vocês possam refletir e pensar sobre a vida de vocês. Pensar sobre o que vocês querem para o futuro, pois isso aqui é passageiro, vocês estão aqui, mas não vão morar aqui para sempre. Em determinado momento vão sair, e a gente quer que vocês saiam com mais esperança”, frisou o Defensor Público.

Parceiros

Presente no lançamento, a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), Zeroildes Miranda, destacou que a 3ª edição do Livrarte será tão exitosa quanto as duas primeiras.

Já para a representante da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc), Valtinete Pereira, o Livrarte se apresenta como uma oportunidade para que os adolescentes tenham suas vidas transformadas por meio da arte e da leitura.

Estiveram presentes, também, na abertura da atividade Savia Maranhão, chefe da Unidade do Case; Márcia Ayder assessora do Nudeca; professores da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber e agentes socioeducativos da Unidade.

Programação

A 3ª edição do Livrarte será dividida em dois momentos: “Poesia como Forma de Livre Pensar” que contará com oficinas de escrita, interpretação de texto, gravação, sarau e concurso de poesia que selecionará as melhores produções para compor o E-book com poesias e fotografias selecionadas.

E o “Livrarte: Música como Forma de Expressão do Sentimento” que incentivará o estudo ao ritmo, a composição de músicas e atividades de audição musical, por meio de oficinas. As melhores composições deverão fazer parte de uma playlist.

keyboard_arrow_up