A partir desta semana, o coordenador da central de relacionamento com o cidadão, o defensor público Fabrício Akitaya dará início a uma série de visita aos núcleos da Defensoria Pública do Estado com o objetivo de esclarecer aos Defensores Públicos sobre os serviços oferecidos pela CRC, implantado pela instituição há mais de um mês. Aproveitando a visita, Fabrício Akitaya estará disponível para prestar mais informações, também, aos meios de comunicação, principalmente as rádios, consideradas meios com maior incidência sobre o público alvo da Defensoria Pública.
A Central de Relacionamento com o Cidadão desenvolve um importante serviço para a comunidade, disponibilizando um número gratuito por meio do 0800 646 0019. Canal direto para que o assistido possa ligar e tirar dúvidas sobre a ação a ser proposta, andamento de processos e listagem de documentos para ingressar com ação na justiça. A central serve com uma espécie de primeiro atendimento, economizando tempo e dinheiro do beneficiário, que evita se deslocar até a Defensoria Pública. E em médio prazo deve, inclusive, fazer o agendamento do assistido. “A CRC vem operando de forma experimental desde o dia 17 de agosto. Nesse período foi disponibilizado ao nosso assistido todo tipo de informação jurídica e institucional. O próximo passo é agendar o atendimento inicial do assistido, razão pela qual visitarei todos os núcleos, a fim de apresentar o programa aos colegas defensores, para que eles montem sua pauta de agendamento de acordo com a necessidade de sua respectiva área ou comarca de atuação”, explicou Fabrício Akitaya.
Também no 0800 646 0019 está disponível a Ouvidoria da Defensoria Pública, com esta ferramenta é possível sugerir, criticar e até denunciar eventuais falhas cometidas pela instituição. A par destas informações, a Defensoria Pública pode melhorar e saber quais os anseios e queixas da população em relação aos serviços da instituição.
Balanço CRC
Desde que foi implantada, a Central de Relacionamento com o Cidadão atendeu 600 ligações, sendo os assuntos mais procurados relacionados a ação de alimentos, execução de alimentos, pedido de liberdade provisória e separação consensual. A previsão é de que até o mês de outubro seja colocado à disposição das Defensorias Públicas de todo o Brasil o número 129, número de utilidade pública, assim como os já existentes para outras instituições como Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, entre outros. Este serviço foi autorizado pelo Ministério das Telecomunicações e passa por alguns ajustes para a implantação. Em virtude disso, a Defensoria Pública do Tocantins continuará a utilizar o 0800 646 0019 para o atendimento da Ouvidoria e o 129, exclusivamente para a CRC, todos gratuitamente.
Calendário de Visitas
25/09 Porto Nacional * 01/10 Paraíso * 08 e 09/10 Guaraí * 15/10 Araguaína * 16/10 Tocantinópolis * 22 e 23/10 Gurupi * 29 e 30 Dianópolis