A Defensoria Pública participou da etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, na sexta-feira, 24, no Palácio Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins.
A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente acontece no Tocantins em nove etapas regionais, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. As conferências são formas de reunir sugestões e propostas que contribuam para fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10.
Participaram do evento representantes do poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e representantes das 14 cidades que fazem parte da Regional de Paraíso do Tocantins. Na ocasião, foram discutidos sobre a produção e consumo sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental, sendo elaboradas propostas de melhorias para cada setor. Propostas que foram anexadas ao relatório e serão enviadas para discussão na 4ª Conferencia Estadual de Meio Ambiente do Tocantins, em Palmas, no dia 10 de setembro deste ano.
A Defensoria Pública em Paraíso do Tocantins participou ativamente dos debates, defendendo que todos são corresponsáveis pela construção de uma sociedade sustentável, reconhecendo os resíduos sólidos como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.