A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Goiatins, a 468 km de Palmas, firmou o Pacto pelo Fim da Violência. Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) para proteção dos direitos das mulheres, uma parceria com gestores municipais, Polícia Militar, Ministério Público e Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).
“A união de esforços e a colaboração para fortalecer a proteção às vítimas de violência garante não apenas uma resposta mais rápida, mas também um atendimento mais humano e completo, essencial para que a mulher se sinta segura e amparada pelo Estado”, afirmou a titular da DPE-TO em Goiatins, defensora Débora da Silva Sousa, que assinou o Pacto na ocasião.
A parceria entre os órgãos e o Judiciário foi firmada na segunda-feira última, 1º, durante ação do projeto JUS em Ação, do TJTO, com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. Na ocasião, também foi inaugurado, na Praça José de Castro Teixeira, o Banco Vermelho, símbolo internacional de combate ao feminicídio.
Na ocasião, as autoridades presentes reforçaram o compromisso com a proteção dos direitos e a promoção da igualdade de gênero.
Jus em Ação
Para o TJTO, o projeto JUS em Ação simboliza o compromisso de uma justiça mais humana e próxima da realidade social. O projeto teve início em Goiatins e deve percorrer todas as regiões do Tocantins, levando mutirões judiciais, melhorias estruturais, serviços sociais, ações de cidadania e atividades voltadas ao bem-estar. (Com informações da Cecom/TJTO)